Layout do blog

Feira da Economia Solidária movimentou o Sertão do São Francisco

Comunicação Cesol-SSF • abr. 12, 2024

Feira da Economia Solidária movimentou o Sertão do São Francisco

A cidade de Juazeiro foi palco de mais uma edição da Feira da Economia Solidária. Nos dias 5 e 6 de abril, na Orla II da cidade, estiveram presentes 68 empreendimentos pertencentes ao território Sertão do São Francisco. O evento foi promovido pela ADESBA, entidade que gerencia o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), responsável pelo assessoramento dos empreendimentos. 


As feiras da Economia Solidária fazem parte do calendário de eventos promovidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), juntamente com o Governo da Bahia. A promoção dessas programações tem o objetivo de fortalecer a Economia Solidária. “É a razão do trabalho da Setre, que visa prestar assistência técnica, mas, também pensar mecanismos que facilitem a produção, e o escoamento dessa produção junto aos empreendimentos e ao mercado consumidor. Estabelecendo uma relação entre produtores e consumidores, priorizando a qualidade dos produtos”, destacou Efson Lima, Coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Socioprodutiva da Setre. 

Para a realização das feiras no Vale do São Francisco é necessário o apoio de alguns parceiros, e nessa edição da Feira, um dos colaboradores do evento foi o deputado estadual Zó do Sertão, que salientou: “A Feira da Economia Solidária tem o papel do desenvolvimento, da divulgação desses empreendimentos, da agregação deles dentro de um projeto único que desenvolve, implementa e faz crescer. É preciso acreditar na Economia Solidária porque ela tem uma força enorme, demonstrada nessa feira”. 

A programação foi dividida em dois dias. Na sexta, o evento contou com as apresentações culturais dos grupos: Os Kariris e Afoxé Filhos de Zazé, e o cantor e compositor, Raimundinho do Acordeon. Além disso, houve uma diversidade de produtos comercializados, desde vestuário até alimentação, que mostraram a riqueza e a variedade dos empreendimentos locais presentes.

No sábado pela manhã, os expositores, a equipe da ADESBA e do Cesol, participaram de um momento de integração. O passeio na barca Nina, pelas águas do Rio São Francisco, foi embalado pelo som de Radamés Leal e banda. 

“A ideia do passeio foi proporcionar aos expositores um momento de integração, com a equipe do Cesol, como também entre os empreendimentos. Boa parte deles se conheceram ali, muitos trocaram informações, contatos e parcerias entre os grupos, para produção. Esse passeio fez com que eles de fato se conectassem”, destacou Aline Craveiro, Coordenadora Geral do Centro Público de Economia Solidária - (Cesol-SSF).

O último dia de feira foi repleto de boas vendas, trocas de experiências enriquecedoras e alegria entre os participantes. As exibições de Joyce Guirra e do grupo Galeota das Artes deram o desfecho de um evento tão significativo, que proporcionou momentos de interação entre a comunidade, reuniu empreendedores locais e promoveu a economia solidária. “A comercialização foi positiva e superou as expectativas que nós tínhamos. Fizemos contatos importantes, como, a parceria com as universidades da região, para apresentar o grupo em novos espaços de diálogos”, destacou Cristiane Ribeiro, empreendedora do grupo Amafe – Dona Odete. 

Sobre o panorama da Feira o presidente da ADESBA, Romário Meira, ressaltou, “A Feira da Economia Solidária teve uma excelente participação de público durante os dois dias, que puderam conhecer e comprar os produtos dos empreendedores do território, gerando renda e incentivando o desenvolvimento local, superando nossas expectativas”. 

Após o sucesso de mais uma Feira, os expositores e o público, esperam por mais Feiras da Economia Solidária, “Nas conversas com os empreendedores, todos sempre perguntavam quando será a próxima feira. Daí, fica nossa responsabilidade de proporcionar novos eventos de estímulo a comercialização e geração de renda, por meio de feiras, festivais e exposições”, evidenciou Romário Meira, presidente da Adesba. 

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Comunicação Cesol - SSF 29 abr., 2024
Cesol recebe discentes do PPGDAT
Por Sheila Feitosa - Ascom Cesol-SSF 29 abr., 2024
A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco 
Por Comunicação Cesol-SSF 24 abr., 2024
A ação integra a meta do Cesol-SSF de evento formativo em Economia Solidária
Mostrar mais
Share by: