Layout do blog

Festival de Economia Solidária dá visibilidade a trabalho de empreendedores por meio de culinária local

Comunicação Cesol -SSF • 9 de junho de 2021

Evento terá receitas das chefs Rosa Gonçalves e Cida Pescadora


A segunda edição do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, que acontece entre os dias 13 e 30 de junho, contará com apresentações gastronômicas de pratos elaborados com produtos de pequenos empreendedores que fazem uma nova economia acontecer na Bahia. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Os itens são oriundos de 15 territórios de identidade atendidos pelos 13 Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols) do estado. Melaço de caju, extrato de tomate orgânico, azeite de licuri, e queijo de leite de cabra são alguns dos itens que serão utilizados pelas chefs durante a produção das receitas com o propósito de apresentar a diversidade gastronômica da Bahia, além de dar visibilidade a produção da Economia Solidária.


As apresentações gastronômicas ficarão a cargo das chefs de cozinha Rosa Gonçalves e Cida Pescadora - esta última, de Sobradinho, na região norte da Bahia. Maria Aparecida Mendes ou simplesmente Cida Pescadora, como é conhecida no território Sertão do São Francisco, trabalha com o beneficiamento, aproveitamento e agregação de valor ao pescado há mais de 30 anos.


Cida é uma das empreendedoras que recebe a assistência técnica do Cesol - Sertão do São Francisco, atuando na produção e beneficiamento do filé de tilápia, peixe espalmado e na produção de kafta, bolinhos, kibe e hambúrguer de peixe.


Para a chefe de cozinha, o Festival de Economia Solidária é uma importante iniciativa para divulgar e visibilizar os trabalhos realizados por empreendedores solidários de todo o Estado.


“Quando se trata de um prato criado com produtos da economia solidária, você consome um produto sabendo a origem da produção e toda história por trás do empreendimento. Além de estar fazendo algo que gosto, ainda potencializamos a comercialização da agricultura familiar e da economia solidária”, destacou Cida.


Vendas virtuais


Os produtos dos empreendimentos atendidos pelos Cesols serão comercializados pela startup Escoar Brasil pelo site escoarbrasil.com.br e localmente pelos Cesols presentes nas redes sociais digitais. 

No território Sertão do São Francisco a comercialização dos produtos também está acontecendo no perfil da loja Empório Meu Sertão (@emporiomeusertao) e do Cesol-SSF (@cesolssf).


O Festival São João da Minha Terra

 

O festival é uma alternativa de escoamento da produção dos empreendimentos econômicos solidários em meio à pandemia de Covid-19, que há mais de um ano afeta a população mundial. A iniciativa mostra a pujança desse importante setor produtivo na Bahia, que conta com o fomento da Setre, através de programas de capacitação, adoção de novas tecnologias e apoio à comercialização.


O evento conta com a produção da Associação Beneficente Josué de Castro e será exibido ao vivo nas redes sociais @economiasolidariaba. Entre os convidados, já estão confirmados os artistas Del Feliz e Zelito Miranda e as chefs de cozinha, Cida Pescadora e Rosa Gonçalves.


SERVIÇO


O QUÊ: Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra – 2ª edição

QUANDO: 13 a 30 de junho

ONDE: redes sociais (@economiasolidariaba)

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Por Associação de 10 de junho de 2024
No último dia 07 de junho, o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco marcou presença no I Encontro de Economia Solidária e Tecnologia Social, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais interessados em discutir o papel e os desafios da Economia Solidária na região. Um dos pontos altos do encontro foi a mesa de diálogos "Panorama da Economia Solidária: desafios, perspectivas e experiências", mediada pelo Prof. Pós-Doutor Felipe Rodrigues Bonfim. Cada ministrante teve 15 minutos para expor suas ideias, seguidos de 30 minutos de debate, proporcionando um espaço rico para reflexão e troca de experiências. Jairo Santos, Coordenador Executivo da Rede de Gestores-SETRE/Governo do Estado da Bahia, trouxe sua visão sobre o contexto da Economia Solidária na Bahia e no semiárido, destacando iniciativas e desafios enfrentados. Aline Craveiro, Coordenadora Geral do CESOL Sertão do São Francisco, apresentou a metodologia de trabalho desenvolvido pelo Centro Público, com 128 empreendimentos solidários, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco. O encontro reforçou a importância da colaboração entre academia, sociedade civil e setor público para promover práticas econômicas mais inclusivas e sustentáveis na região do Sertão do São Francisco. As discussões e propostas levantadas durante o evento prometem contribuir significativamente para o fortalecimento da Economia Solidária local e para o desenvolvimento territorial sustentável.
Por Lafaiette Silva Ascom Cesol-SSF 27 de maio de 2024
7º Encontro de Formação das Equipes Técnicas e Coordenações dos Centros Públicos de Economia Solidária
Mostrar mais
Share by: