PRÓ-CATADOR |
REDE NORTE
O QUE É?
O programa Pró-Catador Rede Norte está sendo implementado em Juazeiro e em outras quatro cidades do norte da Bahia: Barreiras, Jacobina, Senhor do Bonfim e Irecê. Essa iniciativa tem como principal objetivo capacitar catadores de materiais recicláveis, sejam eles organizados em cooperativas ou atuando de forma independente. Além disso, o programa busca garantir direitos básicos para essa categoria, promover a formação de redes de cooperativas e possibilitar a comercialização dos materiais recicláveis a preços justos.
Para isso, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos e um gestor ambiental, que atuam diretamente nessas cidades para fornecer suporte técnico e estrutural. A meta é cadastrar 500 catadores e catadoras, possibilitando que eles tenham melhores condições de trabalho e ampliem suas oportunidades de geração de renda.
Segundo Joyce Úrsula Jatobá, coordenadora do projeto, o Pró-Catador tem um papel fundamental na valorização dos trabalhadores da reciclagem, que desempenham uma função essencial para a sustentabilidade das cidades.
“Os catadores são, em sua maioria, pessoas em situação de vulnerabilidade, que enfrentam dificuldades na comercialização dos materiais, especialmente aqueles que não estão organizados em cooperativas. As capacitações e assistências prestadas pelo Pró-Catador são fundamentais para garantir que esses profissionais tenham acesso a informações essenciais e consigam melhorar suas condições de trabalho”, explicou.
Além do conhecimento técnico, o projeto também distribuirá kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluem calça, camisa, botas, máscaras com filtro, bonés e big bags. Esses itens são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos catadores durante suas atividades diárias.
O Pró-Catador Rede Norte é fruto de um convênio entre a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP), do Ministério da Cidadania, e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE). A execução do projeto está a cargo da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), com o apoio do Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOLSSF).
Com essa ação, espera-se fortalecer a organização dos catadores, melhorar suas condições de trabalho e ampliar as oportunidades para a comercialização dos produtos recicláveis, garantindo mais dignidade e sustentabilidade para essa importante categoria profissional.
Rua Canafístola, 148, Centenário
Juazeiro - BA - CEP: 48904-215
Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia - ADESBA
(74) 3611-3635
Rua Canafístola, 148, Centenário
Juazeiro - BA - CEP: 48904-215
Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco
(74) 3611-3635
(74) 98861-0920
Rua Canafístola, 148, Centenário
Juazeiro - BA - CEP: 48904-215
Loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão
(74) 3611-3635
(74) 98861-0920
Rua Canafístola, 148, Centenário
Juazeiro - BA - CEP: 48904-215
© 2021 - ADESBA - Todos os direitos reservados