Layout do blog

Governo do Estado realiza Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra

Comunicação Cesol-SSF • 1 de junho de 2021

O evento terá forró, animação e comercialização de produtos da economia solidária do estado e do território Sertão do São Francisco

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza, entre os dias 13 e 30 de junho, a segunda edição do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra. O evento integra uma rede de agentes que atuam na economia solidária e agricultura familiar em 15 Territórios de Identidade da Bahia.


Realizado em formato virtual, o Festival agrega a diversidade de produtos de empreendimentos atendidos regionalmente pelas 13 unidades de Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols), além de música, cultura, gastronomia e formações gratuitas em lives realizadas nas redes sociais. O evento é executado pela Associação Beneficente Josué de Castro e será exibido ao vivo nas redes sociais @economiasolidariaba.


O festival é uma alternativa de escoamento da produção dos empreendimentos econômicos solidários em meio à pandemia de Covid-19 que há mais de um ano afeta a população mundial. A iniciativa mostra a pujança desse importante setor produtivo na Bahia, que conta com o fomento da Setre, através de programas de capacitação, adoção de novas tecnologias e apoio à comercialização.


Entre os convidados, já estão confirmados os artistas Del Feliz e Zelito Miranda e as chefs de cozinha Cida Pescadora e Rosa Gonçalves.

Cesol Sertão do São Francisco- O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF) realiza assistência técnica para 128 empreendimentos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.


 Esses empreendimentos recebem assistência técnica da equipe do CESOL, a partir do processo de qualificação dos produtos, análise das embalagens, rotulagens, marketing e publicidade digital e, principalmente, no apoio à comercialização, por meio da inclusão nos mercados convencionais, feiras e eventos realizados no território.


Licores, doces, queijos e artesanatos estão entre os produtos dos empreendimentos, atendidos pelo Cesol-SSF, que serão comercializados durante o festival de Economia Solidária São João da Minha Terra.


SERVIÇO


O QUÊ: Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra – 2ª edição

QUANDO: 13 a 30 de junho

ONDE: redes sociais (@economiasolidariaba)


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Por Associação de 10 de junho de 2024
No último dia 07 de junho, o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco marcou presença no I Encontro de Economia Solidária e Tecnologia Social, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais interessados em discutir o papel e os desafios da Economia Solidária na região. Um dos pontos altos do encontro foi a mesa de diálogos "Panorama da Economia Solidária: desafios, perspectivas e experiências", mediada pelo Prof. Pós-Doutor Felipe Rodrigues Bonfim. Cada ministrante teve 15 minutos para expor suas ideias, seguidos de 30 minutos de debate, proporcionando um espaço rico para reflexão e troca de experiências. Jairo Santos, Coordenador Executivo da Rede de Gestores-SETRE/Governo do Estado da Bahia, trouxe sua visão sobre o contexto da Economia Solidária na Bahia e no semiárido, destacando iniciativas e desafios enfrentados. Aline Craveiro, Coordenadora Geral do CESOL Sertão do São Francisco, apresentou a metodologia de trabalho desenvolvido pelo Centro Público, com 128 empreendimentos solidários, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco. O encontro reforçou a importância da colaboração entre academia, sociedade civil e setor público para promover práticas econômicas mais inclusivas e sustentáveis na região do Sertão do São Francisco. As discussões e propostas levantadas durante o evento prometem contribuir significativamente para o fortalecimento da Economia Solidária local e para o desenvolvimento territorial sustentável.
Por Lafaiette Silva Ascom Cesol-SSF 27 de maio de 2024
7º Encontro de Formação das Equipes Técnicas e Coordenações dos Centros Públicos de Economia Solidária
Mostrar mais
Share by: