Iniciativas fortalecem a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho local


Os programas de qualificação profissional Manuel Querino e Qualifica Bahia, executados pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), certificaram na última semana, entre quinta-feira (04) e sábado (06), 260 alunos de cursos profissionalizantes em três municípios do interior do estado: Remanso (04), Campo Alegre de Lourdes (05) e Juazeiro (06).



O programa Manuel Querino é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e visa qualificar profissionalmente milhares de pessoas em todo o estado com investimento de R$ 27 milhões. Já o programa Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado da Bahia, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP) e do Tesouro do Estado.


O presidente da ADESBA, Romário Meira, destacou a importância das ações no território:


Esse é um passo fundamental para qualificar pessoas no território para o mercado de trabalho. É a oportunidade de transformar realidades, gerar renda e preparar jovens e trabalhadores para enfrentar os desafios do mundo profissional.”


O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, que participou das solenidades, comemorou o resultado acumulado dos programas:

 

“Chegamos à incrível marca, esta semana, de mais de 55 mil pessoas qualificadas nos programas Qualifica Bahia e Manuel Querino. É um recorde que reforça os investimentos que temos feito para ampliar as oportunidades de trabalho em todas as regiões do Estado. A Bahia segue liderando a geração de empregos na região nordeste, além de ter impulsionado o apoio à economia solidária, ao micro e ao pequeno empreendedor. E estamos atuando para que mais oportunidades econômicas surjam para toda a nossa população”, afirmou.


Cursos certificados– Em Remanso, 180 alunos concluíram cursos em áreas como apicultura, cabeleireiro(a) e maquiagem, manicure e pedicure com técnicas de alongamento, almoxarife, eletricista de instalações e manutenções prediais com NR-10, marketing digital & e-commerce, manutenção e reparo de celular (TIC), técnicas de vendas (com noções de inglês) e produção de doces e compotas.


Já em Juazeiro, 40 pessoas foram certificadas nos cursos de cozinheiro auxiliar e auxiliar administrativo com noções de informática e língua inglesa.


Em Campo Alegre de Lourdes, o Qualifica Bahia certificou 40 alunos dos cursos de auxiliar administrativo e técnicas de vendas com noções de inglês.


As cerimônias contaram ainda com a participação dos prefeitos de Remanso, Marcos Palmeira (PCdoB), Campo Alegre de Lourdes, Tadeu Dias (PT) e Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), além do Deputado Estadual Zó (PCdoB - BA), vereadores e secretários municipais.



Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 29 de agosto de 2025
Encontro reuniu associações, cooperativas e grupos sociais para dialogar sobre práticas sustentáveis e conscientes
Por Associação de 21 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Por Associação de 17 de julho de 2025
Cesol Sertão do São Francisco participa de curso de cooperativismo promovido pela Setre
Mostrar mais