Layout do blog

Uso de boas práticas na elaboração de produtos alimentícios é tema de debate virtual durante programação do Festival de Economia Solidária

Comunicação Cesol-SSF • 27 de junho de 2021

A live promovida pelo Cesol-SSF é direcionada aos pequenos empreendedores locais do estado da Bahia 


Na próxima segunda-feira (28), às 15h, o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) estará realizando o debate virtual Uso de Boas Práticas na Elaboração de Produtos Alimentícios. A live integra a programação do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, que seguirá até o dia 30 de junho, com a comercialização dos produtos dos territórios de identidade da Bahia. 


O debate direcionado aos empreendimentos de economia solidária e pequenos produtores locais, tem como propósito discutir os cuidados com o manuseio correto dos alimentos, que vai desde a produção e embalagem, até a distribuição ao consumidor final, ações conhecidas como Boas Práticas de Fabricação (BPF).

 O diálogo virtual será ministrado pelo tecnólogo em alimentos e agente sócioprodutivo do Cesol-SSF Edigar Mendes, e mediado pelo cientista social e também agente sócioprodutivo Ramon Raniere. A transmissão acontecerá pelas redes sociais da página @economiasolidariaba no facebook, instagram e youtube.


“O principal objetivo da BPF é garantir um produto de qualidade, livre de contaminação tanto para a empresa produtora, quanto para o consumidor final, sem falar que as práticas ajudam a otimizar gastos e reduzir prejuízos, por meio de orientações relacionadas as falhas na cadeia de produção”, explicou Edigar Mendes.

 

O FESTIVAL SÃO JOÃO DA MINHA TERRA: O festival é uma alternativa de escoamento da produção dos empreendimentos econômicos solidários em meio à pandemia de Covid-19, que há mais de um ano afeta a população mundial. A iniciativa mostra a pujança desse importante setor produtivo na Bahia, que conta com o fomento da Setre, através de programas de capacitação, adoção de novas tecnologias e apoio à comercialização.


Os produtos dos empreendimentos atendidos pelos Cesols estão sendo comercializados pela startup Escoar Brasil pelo site escoarbrasil.com.br, pelo portalecosol.com.br. No território Sertão do São Francisco a comercialização dos produtos também está acontecendo na loja física e no perfil da Empório Meu Sertão (@emporiomeusertao) e do Cesol-SSF (@cesolssf).

 

SERVIÇO


O QUÊ:  Live - Uso de Boas Práticas na Elaboração de Produtos Alimentícios

QUANDO: 28 junho de 2021

ONDE: redes sociais @economiasolidariaba (facebook, instagram e youtube).

HORÁRIO: 15h. 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Por Associação de 10 de junho de 2024
No último dia 07 de junho, o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco marcou presença no I Encontro de Economia Solidária e Tecnologia Social, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais interessados em discutir o papel e os desafios da Economia Solidária na região. Um dos pontos altos do encontro foi a mesa de diálogos "Panorama da Economia Solidária: desafios, perspectivas e experiências", mediada pelo Prof. Pós-Doutor Felipe Rodrigues Bonfim. Cada ministrante teve 15 minutos para expor suas ideias, seguidos de 30 minutos de debate, proporcionando um espaço rico para reflexão e troca de experiências. Jairo Santos, Coordenador Executivo da Rede de Gestores-SETRE/Governo do Estado da Bahia, trouxe sua visão sobre o contexto da Economia Solidária na Bahia e no semiárido, destacando iniciativas e desafios enfrentados. Aline Craveiro, Coordenadora Geral do CESOL Sertão do São Francisco, apresentou a metodologia de trabalho desenvolvido pelo Centro Público, com 128 empreendimentos solidários, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco. O encontro reforçou a importância da colaboração entre academia, sociedade civil e setor público para promover práticas econômicas mais inclusivas e sustentáveis na região do Sertão do São Francisco. As discussões e propostas levantadas durante o evento prometem contribuir significativamente para o fortalecimento da Economia Solidária local e para o desenvolvimento territorial sustentável.
Por Lafaiette Silva Ascom Cesol-SSF 27 de maio de 2024
7º Encontro de Formação das Equipes Técnicas e Coordenações dos Centros Públicos de Economia Solidária
Mostrar mais
Share by: