Entre os produtos comercializados no espaço estão os desenvolvidos por empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF. 

Os empreendimentos da agricultura familiar e da Economia Solidária do território Sertão do São Francisco ganharam um importante espaço de comercialização, o Armazém da Caatinga. O equipamento foi inaugurado nesta quarta-feira (27), na Orla II de Juazeiro e contou com a presença de autoridades políticas, empreendimentos de economia solidária e da agricultura familiar, além de atrações culturais e musicais.


O Armazém da Caatinga consiste em um importante espaço de comercialização dos produtos de cooperativas, associações urbanas e rurais, além de grupos familiares da Bahia e do Brasil. O espaço possui cerca de 600 produtos e conta com um restaurante e espaço para a realização uma feira agroecológica.


 Doces, frutas desidratadas, mel, geleias, cervejas artesanais, confecções são alguns dos produtos que podem ser encontrados no local. Entre eles também estão presentes os empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), projeto vinculado ao Governo do Estado, que presta assistência técnica para comercialização a 128 grupos familiares, associações e cooperativas do território.

As geleiadas Dona Odete da Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado (AMAFE) de Curaçá estão sendo comercializados no Armazém. De acordo com a associada Cristiane Ribeiro, o armazém é um espaço que vem para agregar não apenas produtos, como também pessoas e histórias. Também é um espaço de valorização da agricultura familiar e de empoderamentos das famílias e das mulheres da região, que fazem do seu chão o sustento”, afirmou Ribeiro.

Quem passar pelo Armazém da Caatinga também encontrará os produtos agricultura familiar da Associação dos Apicultores de Sento Sé (AAPSÉ). O empreendimento está comercializando no espaço os produtos Balaio da Caatinga: feijão de corda, cambraia, fécula de mandioca, e mel.


 “É muito importante os produtos da Aapsé estarem sendo comercializados aqui no Armazém, pois contribui para dar uma visibilidade imensa ao nosso trabalho realizado lá em Sento Sé, possibilitando que diversas pessoas conheçam e adquiram os nossos produtos”, explicou Iara Nogueira, presidente da Aapsé.


O Armazém da Agricultura Familiar é uma obra do Governo do Estado da Bahia orçada em R$ 3,4 milhões, realizada por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinancimento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 31 de março de 2025
Iniciativa faz parte de evento de apoio ao estímulo e consumo responsável
Por ADESBA 24 de janeiro de 2025
ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS  Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA
Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Mostrar mais