O encontro foi viabilizado pelo Cesol-SSF e faz parte do evento formativo em Economia Solidária


Com o propósito de conhecer o trabalho realizado pelos empreendimentos do Sertão do São Francisco, estudantes do curso de técnico em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernanbucano, (IF Sertão-PE), visitaram, na última quarta-feira (20), às 14h, à Casa de Queijos da Nia, que fica localizada na fazenda Terra Seca, zona rural de Casa Nova. A vivência foi viabilizada pela equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF).


Cerca de 30 estudantes participaram da visita e foram recepcionados por Regiane Reis, conhecida como Nia, responsável pelo empreendimento. Durante o encontro, os estudantes conheceram toda a produção do quintal produtivo, acompanhados pela equipe técnica do Centro Público.


 

 


O primeiro espaço visitado foi o galinheiro, logo após a pocilga, e o espaço onde é tirado o leite de cabrae os cuidados com o manuseio. Em seguida, organizados em pequenos grupos, os estudantes conheceram o laticínio e para finalizar, degustaram os saborosos queijos, bolos e munguzás preparados com leite de cabra.   

A Casa de Queijos da Nia trabalha com a produção de queijos de leite de cabra maturados no vinho, com carne seca, com orégano, o tradicional e o requeijão cremosos. A estudante Letícia Aparecida dos Santos é natural de Petrolina-PE e explicou que nunca tinha visitado um laticínio. Entre os queijos que Letícia degustou, deu destaque ao sabor do queijo com carne seca.


 “É uma área nova para a gente, algumas atividades já conheciam, porém o sistema implantado é uma novidade e tem um custo-benefício muito bom, possibilitando que a gente possa tentar implantar nas comunidades rurais. Amei o queijo de carne seca. Todos são muito saborosos” destacou a estudante.




O professor Marcelo Iram é responsável pela disciplina de Tecnologia de Leite e Derivados e destacou a importância da vivência para os estudantes. “Está sendo muito importante esse momento porque, muitas vezes, na sala de aula, falamos na teoria, mostramos um vídeo, mas nada se compara com a vivência na comunidade, acompanhando o processo desde a ordenha do leite de cabra ao processamento para a produção do queijo, então é fundamental esse aprendizado para o aluno”, afirmou o professor.


A visita dos estudantes à Casa de Queijos da Nia faz parte da meta Evento formativo em Economia Solidária do Cesol-SSF e acontece trimestralmente.

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 31 de março de 2025
Iniciativa faz parte de evento de apoio ao estímulo e consumo responsável
Por ADESBA 24 de janeiro de 2025
ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS  Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA
Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Mostrar mais