Cesol recebe discentes do PPGDAT

Na última sexta-feira (26), os doutorandos do programa de Pós-Graduação de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGDAT), estiveram na sede do Cesol, em Juazeiro. Acompanhados pelo professor da Uneb, Felipe Bonfim, que ministra a disciplina Economia Solidária, os discentes estavam interessados em conhecer mais sobre o projeto do Centro Público de Economia Solidária. 

Durante o encontro, foi mostrado o método de trabalho desenvolvido pelo Cesol-SFF, no território Sertão do São Francisco. O bate-papo teve a presença das agentes socioprodutivas, Elenizia Souza, técnica em alimentos, Tamara França, designer, além de, Valter Santana, coordenador de articulação e Romário Meira, presidente da ADESBA.

A visita ao Cesol foi proposta por Anna Barbosa, coordenadora do doutorado de Agroecologia, que destacou a importância de explorar a economia solidária fora da sala de aula, “É um contato onde a academia sai dos seus mundos e de fato encontra seu objeto, o doutorado de Agroecologia é um doutorado voltado para as discussões teóricas, mas, também para as questões práticas, e quando a gente acessa o espaço do Cesol, de fato a gente encontra nosso lócus, os sentidos, os desafios, as necessidades, as emergências e as ausências que a academia pode contribuir”. 

A doutoranda Edvalda Aroucha ressaltou como é importante a agroecologia ser parceira da economia solidária, “A agroecologia tem que fortalecer iniciativas como essa, de economia justa, solidária, inclusiva, que agrega valor, cultura, saberes e amorosidade. Então não dá para concluir um doutorado sem pensar em agroecologia e humanidade, e sobretudo, sem pensar em como a gente pode produzir sem impactar tanto ao meio ambiente”.

Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 31 de março de 2025
Iniciativa faz parte de evento de apoio ao estímulo e consumo responsável
Por ADESBA 24 de janeiro de 2025
ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS  Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA
Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Mostrar mais