A assessoria prestada pelo Cesol tem impulsionado a criatividade e crescimento do artesanato no território Sertão do São Francisco



Texto e imagens: Sheila Feitosa


O artesanato produzido em couro é uma expressão cultural e artística que carrega memórias e características históricas da ancestralidade sertaneja, preservando técnicas tradicionais de produção. Em Juazeiro, localizado no Norte do estado, o empreendimento familiar Aio Artesanato em Couro, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), abusa da criatividade na produção de bolsas, carteiras e acessórios. 


 O grupo formado pelo casal Silvia Dantas, conhecida popularmente como Nina, e Vicente Natureza, vivem exclusivamente do artesanato e propõem aos clientes artes únicas e um design desafiador, tendo como principal característica o acabamento das peças em crochê. 


O empreendimento Aio Artesanato em Couro iniciou suas atividades em 2012, ano de surgimento da marca. A proposta do grupo era produzir peças em couro, trazendo o crochê como elemento de composição, o que, com o tempo, se tornou um traço característico do grupo. A principal motivação para a produção foi a facilidade de acesso à matéria-prima de qualidade, em uma empresa da cidade, além da história do artesanato em couro, carregado de tradições na região. “A gente conhece vários artesãos que construíram a sua trajetória na produção do artesanato. Isso também foi uma motivação para nossa caminhada”, destacou a artesã Nina. 



ASSISTÊNCIA TÉCNICA: Aio Artesanato em Couro é um dos 128 empreendimentos que compõem a carteira ativa do Cesol-SSF. O projeto vinculado ao Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), tem motivado o crescimento do artesanato local através da assistência técnica prestada aos grupos para a comercialização, além da realização de Feiras de Economia Solidária, a comercialização dos produtos na Loja Empório Meu Sertão e o incentivo para a aquisição da carteira do artesão. 



“O Cesol-SSF contribui com o nosso trabalho no processo de assessoria, indicando quais aspectos podemos melhorar, a exemplo da criação da nova logomarca do empreendimento, além da comercialização na loja colaborativa e nas feiras promovidas pelo Centro Público”, destacou Nina. 


CREDIBAHIA: Com o propósito de alavancar a produção das bolsas e qualificar o trabalho do grupo, o empreendimento familiar acessou no ano passado o Credibahia, um programa de microcrédito do Governo do Estado, destinado aos micros e pequenos empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF. As linhas de financiamento variam de R$ 500 a R$ 21 mil, com prazo de pagamento que vai de quatro a 24 meses, com até seis meses de carência. O projeto é coordenado pela Setre. 


“Os principais desafios que a gente enfrenta é, sem dúvida, a escoação do nosso produto e o melhoramento da produção para que a cada dia, a gente possa abranger nossa clientela e alcançar novos mercados. A aquisição das máquinas possibilitou o melhoramento do acabamento das peças, agilizando o processo de produção”, afirmou a artesã. 



SERVIÇO: As peças do empreendimento Aio Artesanato em Couro são enviadas para todo o Brasil e comercializadas pelo Instagram @aioartesanato, na feira Agroecológica, localizada na Orla de Juazeiro, nas quintas e sextas-feiras das 16h às 20h, e na loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão, que fica localizada na praça do Centenário.   

 


Gostou? Compartilhe.

Últimas publicações

Por Associação de 31 de março de 2025
Iniciativa faz parte de evento de apoio ao estímulo e consumo responsável
Por ADESBA 24 de janeiro de 2025
ADESBA RECEBE VISITA DAS SECRETÁRIAS ESTADUAL E MUNICIPAL EM AÇÃO DE APOIO AO SELO LILÁS  Associação é a única organização com certificação no município de Juazeiro-BA
Por Associação de 4 de julho de 2024
Sem inadimplência, o recurso consegue girar beneficiando os empreendimentos atendidos pelo projeto
Mostrar mais