This is a subtitle for your new post
Empreendimentos das dez cidades do território Sertão do São Francisco participaram da 37ª edição da Feira de Economia Solidária, que aconteceu na cidade de Juazeiro-BA nos dias 03 e 04 de junho, na Orla II. A comercialização contou com atrações artísticas do evento Bule Cultural.
A feira contou com 70 empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), que trabalham com produtos beneficiados de frutas da caatinga, confecções e artesanatos. Esses grupos encontraram, nos últimos anos, uma nova alternativa de geração de renda, baseado na autogestão, no cooperativismo, que tem empoderado e transformado a vida de muitas famílias em todo o estado.
“A feira de Economia Solidaria faz parte de um projeto da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE), que tem como propósito a realização de 100 feiras esse ano. É onde os empreendimentos têm a oportunidade de fazer seus negócios, de vender os seus produtos, é uma importante oportunidade de geração de renda”, afirmou Milton Barbosa, Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo.
Ricardo Bonfim faz parte do empreendimento Rancho das Frutas, localizado na Fazenda Angical. O grupo atendido pelo Cesol-SSF participou da Feira de Economia Solidária e destacou a importância da participação do grupo na feira.
“O intuito de vir para cá foi mais de divulgar os produtos só que me surpreendeu muito quando vi a comercialização. Esse trabalho que o Cesol tem feito é muito importante para a gente, tanto para quem está começando quanto para quem está há muito tempo. O Cesol é o responsável pelo sucesso do meu empreendimento” afirmou Ricardo.
Ateliê da Fulô de Pilar, distrito de Jaguarari também esteve presente na 37ª edição da Feira de Economia Solidária. “ É um momento de divulgarmos o nosso trabalho, de interagirmos com os outros empreendimentos atendidos pelo Cesol e isso é muito necessário tanto para a divulgação local, como regional. Estou adquirindo novos clientes e o saldo está sendo muito positivo”, destacou a artesã Gislene Oliveira.
Quem passou pela feira foi presenteado pela diversidade de produtos da Economia Solidária do território Sertão do São Francisco. A mestranda Ângela Maria dos Santos visitou a feira em Juazeiro e destacou.
“Não dá nem para citar o que eu mais gostei. Eu sou uma agricultora também, trabalho com vários produtos, um deles licor e o mel, mas a quantidade de produtos que encontrei aqui é superior ao que eu esperava e os produtos essenciais dos agricultores estão aqui pela qualidade, organização e formato , acho que a apresentação está maravilhosa, uma das feiras que me senti realizada em participar porque tem de tudo”, afirmou Ângela dos Santos.
A Feira de Economia Solidária 100 edições integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, e contou com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da TV São Francisco e do Centro de Cultura João Gilberto.
Acompanhe a cobertura fotográfica no link abaixo
https://1drv.ms/u/s!ApN6z7UHaKJhgfwT_PpXbnyg2KwLaw?e=Aeum7e